O meu pai tem valores altos de triglicerideos e de glicemia. Por essa razão tentei planear-lhe uma dieta ou, como eu costumo dizer, mudar o regime alimentar do meu pai, no sentido de ser mais saudável, consumindo alimentos dos vários grupos alimentares em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Felizmente, com a dieta, conseguimos reduzir os triglicerideos para metade (antes tinha 280-290 e reduziu para 154, quando o limite máximo é de 150). No entanto, em relação a glicemia os valores mantém-se no limite, ele tinha 106 e passou para 111 quando o valor limite é 106. Sabe, é que o meu pai tem vicios perigosos tais como comer pão, queijo, arroz, batata, isto é, alimentos com índice glicémico alto. Tendo ele 75 anos fica muito difícil mudar velhos vícios mas, pelo menos, está reduzindo nos vícios e tem comido bastantes vegetais em todas as refeições, incluindo o pequeno-almoço.
A glicemia é o que se controla quando se tem diabetes, e ninguém quer ter diabetes por todo o sofrimento que causa na pessoa como na famiília.
A diabetes afecta todo o corpo e piora progressivamente, levando à perda de visão e sensibilidade (especialmente nos pés e pontas dos dedos), bem como doença renal e doença cardíaca. Se a pessoa tiver triglicerideos altos torna o risco mais elevado para desenvolver a diabetes. Felizmente, com algum esforço e disciplina, a pessoas tem uma boa chance de diminuir os níveis de triglicerídeos que, ao mesmo tempo, reduz a possibilidade de vir a ter diabetes.
Os níveis altos de triglicerideos não causam diabetes. No entanto, os níveis altos de triglicerideos indicam que a capacidade do seu sistema para transformar alimentos em energia não está a funcionar correctamente.
Normalmente, o corpo produz insulina que faz com que a glicose se transforme em energia. Para além disso, a insulina também permite que o seu corpo transforme os triglicerideos em energia.
Primeiro passo para a diabetes : a resistência à insulina
Uma causa comum de triglicerideos elevados no sangue é a resistência à insulina significa que as suas células não deixam a insulina ou a glicose dentro das suas células. Como resultado, a glicose e triglicerideos acumulam-se no sangue.
O médico de família pode fazer um exame ao sangue para saber se tem resistência à insulina. Quando o fizer, e o nível de insulina no sangue é muito alto, é possível que esteja a um passo de ter diabetes.
Se a pessoa também está acima do peso, come grande quantidade de alimentos açucarados e ricos em amido, ou a sua resistência à insulina pode ser pior.
A pessoa pode reverter os níveis, seguindo um plano de exercícios físicos e alimentação que o médico recomendar para diminuir os níveis de triglicerideos e tomar medicamentos prescritos.
Segundo passo para a diabetes : Pré-diabetes
Se a pessoa não tratar a resistência à insulina , em seguida, ao longo do tempo , os níveis de glicose vão aumentar no sangue. O médico pode verificar o açúcar no sangue (também chamado de glicose), tomando uma amostra de seu sangue depois de ter feito jejum de 12 horas.
Se os níveis de glicose estão altos, mas não o suficiente para diabetes, é possível que a pessoa tenha pré-diabetes. Se isso acontecer isso, a pessoa chegou mais perto para ter a diabetes. Quando a pessoa tem pré-diabetes (ou diabetes ), também é susceptível de ter níveis altos de triglicerideos e colesterol .
No entanto, não é tarde demais para reverter os valores e reduzir o açúcar no sangue, triglicerideos e colesterol. Quando a pessoa seguir o planeamento do seu médico de família sobre alimentação, exercício e tomar os medicamentos prescritos, o açúcar no sangue vai voltar a um nível saudável. Se a pessoa não escolher esse caminho e não tratar os seus pré-diabetes, os pré-diabetes podem-se transformar em diabetes.
Sem comentários:
Enviar um comentário