sexta-feira, 8 de maio de 2015

Como consegui reduzir os triglicerideos do meu pai!

O meu pai é bastante obeso e há um ano que estamos modificando a sua dieta alimentar. Com o avanço da idade de familiares e pessoas amigas as doenças devido a alimentação não saudável vão ocupando as nossas vidas. Para evitar essas doenças fomos mudando para uma dieta alimentar mais saudável. O mais curioso é que nunca pensei que os resultados fossem melhorados significativamente por o meu pai ter excesso de peso e uma idade avançada. Antes do inicio do processo de mudança para uma dieta alimentar saudável o meu pai, com 75 anos, tinha 92  kgs (quilos) e 280 de triglicéridos (máximo aconselhado de 150). Seis meses depois ele emagreceu 4 kgs (quilos) e os triglicéridos passaram para 154, isto é, cerca de metade do que tinha seis meses antes. Podemos julgar que 4 quilos é pouco mas nunca meu pai tinha diminuído estes quilos de peso. Quanto a redução para metade dos triglicéridos foi algo que nunca pensei.

Deste modo, gostaria de partilhar as mudanças mais significativas que ajudaram a mudar os resultados das análises diagnósticas ao sangue e à urina foram:

- em vez de duas refeições diárias passou para quatro refeições
- inclusão de vegetais em todas as refeições
- redução no sal
- uma chávena de chá verde antes do almoço
- eliminação do álcool 

Infelizmente, por enquanto, a glicemia continua alta, o limite máximo é 106 e ele tem neste momento 111. Vamos ver se mantendo a dieta e reduzindo a fruta, seja possível reduzir mais o peso e a glicemia. Embora esteja a tomar medicação para que os valores do sangue e da urina estejam controlados, nota-se que uma dieta alimentar saudável é essencial para a melhoria do estado de saúde das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário