O meu pai sempre gostou de um belo copo e de um belo bagaço ao final da refeição. Esse vicio sobrecarrega muito o fígado, mas descobri que existe um bem pior nos últimos tempos: o açúcar refinado. Segundo pesquisas feitas nos últimos anos, este veneno pode fazer mais dano ao fígado que o álcool se for consumido em excesso.
Todos os alimentos têm açúcar. As fruta e as verduras têm naturalmente açucares complexos, que são saudáveis e metabolizados naturalmente, enquanto que os restantes ou são alimentos processados ou são alimentos adoçados, que contém uma enorme quantidades desproporcionais que ao final do dia corresponde ao consumo de uma quantidade não saudável de açucares e correspondentes riscos para a saúde.
Este excesso de açúcar pode levar a acumulação de gordura no fígado. Esta acumulação pode não causar problema, mas pode fazer com que o fígado possa ficar inflamado e inchado ou até se desenvolver um cirrose.
Por existir açúcar em quase todos os alimentos é necessário ter em atenção os que são usados diariamente. Por exemplo, o leite contem lactose que é um açúcar simples, mas contém outros nutrientes como vitamina D, cálcio e proteína, imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo de qualquer pessoa.
A melhor solução é uma alimentação equilibrada diariamente. Comer frutas e vegetais frescos são uma boa forma de obter fontes saudáveis de hidratos de carbono complexos, fibras e vitaminas. Ajudam a manter a pessoa em boa forma e em manter o fígado saudável.
Existem substitutos naturais para o açucar, entre os quais, o melaço, as tâmaras, o mel e a stevia.
O melaço é o que sobrou do refinar da cana em açúcar branco. O melaço é talvez o mais rico em nutrientes de todos os edulcorantes, proporcionando uma quantidade significativa de cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6.
As tâmaras têm, naturalmente, um gosto muito doce e, portanto, são uma óptima maneira de adoçar sobremesas. As tâmaras contêm vitamina B6, vitamina A, potássio e cálcio. Use tâmaras em pudins, bares e bolas de data com nozes e coco.
O mel tem propriedades antibacterianas e é uma fonte de antioxidantes derivados do pólen recolhido por abelhas. Méis mais escuros têm maior valor antioxidante. É melhor usar o mel cru ou não transformado para maior de nutrientes e teor de antioxidantes. Use mel em vez de açúcar refinado em chá, iogurte ou sobremesa receitas.
A stevia é um adoçante natural sem calorias que é cerca de 100 vezes mais doce do que o açúcar e é naturalmente derivados, provenientes de um arbusto sul-americano. Stevia é o único adoçante natural sem calorias seguro actualmente disponíveis, dados os riscos de saúde associados com adoçantes artificiais. Stevia pode ser usada em uma variedade de sobremesas, bem como chá e café.
Sem comentários:
Enviar um comentário