domingo, 19 de abril de 2015

Chá verde interage com medicamentos


Se está a ser tratado com algum dos seguintes medicamentos, você não deve beber chá verde ou tomar extracto de chá verde sem primeiro falar com o seu médico:

Adenosina - O chá verde pode inibir as acções da adenosina, uma medicação dada no hospital por um ritmo cardíaco irregular (e geralmente instável).

Antibióticos beta-lactâmicos - O chá verde pode aumentar a eficácia de antibióticos beta-lactâmicos por redução da resistência bacteriana ao tratamento.

Benzodiazepinas - Foi provado que a cafeína (incluindo a cafeína a partir de chá verde) tem a capacidade de reduzir os efeitos sedativos das benzodiazepinas (medicamentos vulgarmente utilizados no tratamento da ansiedade, tais como o diazepam e lorazepam).

Beta-bloqueadores, propranolol e metoprolol - A cafeína (incluindo cafeína do chá verde) pode aumentar a pressão arterial em pessoas que tomam propranolol e metoprolol (medicamentos usados para tratar a hipertensão arterial e doenças cardíacas).

Remédios anticoagulantes (incluindo aspirina) - As pessoas que tomam a varfarina, um medicamento para diluir o sangue, não deve ser bebido com chá verde. Como o chá verde contém vitamina K, pode fazer a varfarina ineficaz. Por essa razão, você não deve misturar o chá verde e aspirina porque ambos impedem as plaquetas de coagulação. Usando os dois juntos podem aumentar o risco de hemorragia.

Quimioterapia - A combinação de medicamentos de quimioterapia e chá verde, especificamente a doxorrubicina e o tamoxifeno, aumenta a eficácia desses medicamentos em testes de laboratório. No entanto, estes resultados ainda não foram demonstrados em estudos com pessoas. Por outro lado, tem havido relatos de que ambos os extractos de chá verde e preto estimulam um gene em células de câncer de próstata, que pode levá-los a ser menos sensíveis à quimioterapia. Dada essa interação potencial, as pessoas não devem beber chá preto e verde (bem como extractos destas chás) enquanto recebe a quimioterapia para câncer de próstata, em particular.

Clozapina - Os efeitos anti-psicóticos da clozapina pode ser reduzidos se tomado menos de 40 minutos após o consumo de chá verde.

Efedrina - Quando tomados em conjunto com efedrina, o chá verde pode causar agitação, tremores, insônia e perda de peso.

Lítio - o chá verde tem sido utilizado para reduzir os níveis sanguíneos de lítio (um medicamento utilizado para tratar a psicose maníaco / depressão).

Inibidores da monoamina oxidase (IMAO) - O chá verde pode causar um aumento acentuado da pressão arterial (chamado um "crise hipertensiva"), quando tomados em conjunto com inibidores da MAO, as quais são usadas para tratar a depressão. Exemplos de IMAO incluem fenelzina e tranilcipromina.

Contraceptivos orais - Os contraceptivos orais podem prolongar a quantidade de estadias cafeína do tempo no corpo e podem aumentar seus efeitos estimulantes.

Fenilpropanolamina - Uma combinação de cafeína (incluindo cafeína do chá verde) e fenilpropanolamina (um ingrediente usado em muitos medicamentos de prescrição para tosse e resfriados/gripes e produtos de perda de peso) pode causar mania e um grave aumento da pressão arterial. A FDA emitiu um alerta de saúde pública em Novembro de 2000 para alertar as pessoas sobre o risco de hemorragia no cérebro do uso dessa medicação e instou vivamente todos os fabricantes deste fármaco para removê-lo do mercado.



Sem comentários:

Enviar um comentário