terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Caju e a Vitamina C

Minha mãe teve uma depressão, consequentemente uma falta de vontade de comer que deu em desnutrição. Agora as análises diagnósticas estão bem, mas ainda assim está sendo sempre controlada.
É necessário proteger os nossos idosos prevenindo-os de doenças. A gripe é uma delas. E apesar de tomar a vacina anual que dão às pessoas com mais de 65 anos, a verdade é que necessitam de ter uma alimentação equilibrada para ajudar na protecção contra a gripe. A Vitamina C é a componente principal que as pessoas necessitam para se proteger da gripe.
A Vitamina C está presente em legumes e principalmente em citrinos tais como o limão e a laranja. O problema é que minha mãe não consegue comer citrinos nem legumes, comendo apenas uma concha de legumes à noite. Quis então procurar um alimento que ela pudesse comer que tivesse Vitamina C. A minha mãe é contra comer alimentos duros pois fazem-na sentir mal no estômago. Daí que agora estou explorando fazer bolos com frutos secos, e sendo os frutos secos tão ricos em nutrientes pesquisei se haveria algum fruto seco que tivesse Vitamina C. E olha que existe mesmo, é o Caju. 
Esse surpreendente fruto seco tem muito mais Vitamina C que a laranja. Enquanto 100 ml de sumo de laranja contém 60 mg de Vitamina C, 100 ml de sumo de caju possui de 200 a 250 mg. Além da vitamina C, o caju que é rico em carboidratos, fibras, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e complexo B, contém 30% de proteína de alto valor nutritivo e é fonte importante de vitamina E, que está relacionada à saúde do coração e dos órgãos reprodutores.

Sem comentários:

Enviar um comentário