quarta-feira, 29 de julho de 2015

Índice ORAC para determinar quais os melhores superalimentos antioxidantes

Os valores antioxidantes de alimentos listados são expressas em unidades ORAC (Índice ORAC), uma unidade de medida para as substâncias antioxidantes desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA) do Instituto Nacional de Saúde (NIH).

Pode procurar alimentos em ordem alfabética para encontrar os valores ORAC dos alimentos que prefere, ou se pretender para saber quais os melhores alimentos antioxidantes e antienvelhecimento "superalimentos", é possivel visualizá-los ordenados pelos seus valores ORAC,valores mais elevados indicam fortes capacidades antioxidantes.

O que são as unidades de ORAC?
A unidade ORAC (Índice ORAC) é um método de medir a capacidade antioxidante de alimentos e suplementos. O índice ORAC foi desenvolvido por cientistas do instituto NIH. Embora a relação exacta entre o valor ORAC de um alimento e o seu benefício na saúde não tenha sido estabelecido, pensa-se que os alimentos mais elevados na escala ORAC serão mais eficazes a neutralizar radicais livres. De acordo com a teoria dos radicais livres do envelhecimento, os alimentos de elevados valores de índice ORAC vão retardar os processos oxidantes e a acção dos radicais livres que podem contribuir para a degeneração relacionada com a idade e doença.

Verifique aqui a lista ordenada de superalimentos e respectivos valores ORAC (versão americana)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Chá verde: muitos antioxidantes eliminam-se antes da data de expiração da validade

Estou alterando os hábitos alimentares dos meus pais, e apesar de tudo indo a correr pelo melhor noto que às vezes as coisas não correm como esperava. Por exemplo, o chá verde no meu pai dá mais boa disposição e na minha mãe aumenta a sua concentração mas nem sempre isso acontece e fui investigar.

Todos sabemos que quando existe deformação, podridão ou mau cheiro nos alimentos, essas são algumas das razões por que evitamos deixar demasiado tempo os alimentos armazenados antes de os cozinhar ou comer. Mas como vamos saber em relação à perda de antioxidantes de determinados alimentos? Isso acontece antes dos alimentos aparecerem mal tratados ou antes de chegarem ao prazo de validade. É o caso dos antioxidantes no chá verde e azeite oliva, em que estes alimentos perdem significativamente a quantidade de antioxidantes consoante o tempo de armazenamento.

Em apenas seis meses de armazenamento, o chá verde e o azeite oliva perdem cerca de 30% e 40%, respectivamente. Nos alimentos vegetais embalados com prazo de validade superior a seis meses também acontece o mesmo.

É natural que isto seja uma surpresa para muitas pessoas que, se os alimentos estão selados não irão perder o valor nutricional, mas os antioxidantes são mais frágeis. Pelo exemplo dos vegetais, quanto mais frescos são, mais valor nutricional têm.

Para que tenha melhor sucesso no uso dos seus alimentos, o melhor é organizar melhor a dispensa. Comprar menos alimentos sensíveis a temperatura, luz, humidade e consumir no curto prazo. Assim, deve-se manter o azeite oliva em garrafas de vidro e em ambientes escuros, e o chá em recipientes bem selados isolados de temperatura, luz, humidade para melhor conservarem os antioxidantes.

Cerejas no combate ao envelhecimento e diabetes

Cereja é um dos melhores alimentos antioxidantes

Cereja sempre foi considerado como um dos melhores frutos para limpar o corpo e libertação de toxinas.
As propriedades de limpeza deste fruto deriva da sua riqueza em antocianinas. As antocianinas pertencem ao grupo dos flavonóides, que fornecem cores brilhantes para tantas frutas. No caso de cerejas, são responsáveis ​​pela cor vermelha de forma impressionante. As antocianinas, como outros flavonóides, possuem propriedades antioxidantes notáveis ​​capazes de neutralizar os radicais livres que são os principais responsáveis ​​pela ocorrência de muitas doenças degenerativas como a artrite, cancro, ou doença de Alzheimer.
Devemos destacar a importância desses componentes na prevenção de doenças cardiovasculares adquiridas com o processo de envelhecimento do corpo humano. Este componente é capaz de proteger o coração através da promoção da circulação.
Entre as suas principais funções é também a protecção dos capilares na retina e, por conseguinte, desempenha um papel chave na conservação da saúde da visão, evitando doenças importantes como cegueira noturna.
Não menos importante é a acção de antocianinas, combinada com vitamina C e aminoácidos, para a prevenção do envelhecimento da pele e na saúde das unhas e do cabelo. Estes componentes têm a capacidade de neutralizar a acção dos radicais livres nas células da pele, de modo que eles impedem a aparecimento de rugas, manchas na pele por envelhecimento, flacidez e outras anormalidades do corpo e ajuda-nos a manter uma aparência mais jovem.

Benefícios das cerejas

Muito rico em antioxidantes

Importante para a saúde da pele

Importante para a saúde da visão

Reduzem os efeitos de envelhecimento

Cerejas são adequadas para pessoas com diabetes?

Cerejas têm sido tradicionalmente proibidas na dieta de pessoas com diabetes.
Tem sido defendido que as cerejas são muito ricas em açúcar e, portanto, as pessoas com esta doença não deve comê-los. Cerejas, como outras frutas frescas, são ricos em hidratos de carbono, mas, como a maioria das frutas frescas, podem ser incluídos, de uma forma moderada na dieta diária de diabéticos.
Comer cerejas de forma moderada é adequado para diabéticos, tendo em conta que este alimento é, de todos os frutos, um dos que tem menor índice glicêmico. Seu índice glicêmico é 22. O índice glicêmico define a velocidade com que o açúcar é introduzida no sangue. Por exemplo, os alimentos que tem um impacto da glicemia superior é o açúcar ou glicose, que corresponde a uma taxa de 100. A soja é um alimento com uma taxa mais baixa, pois esta é apenas 18. Mangas tem uma média de 55. Peras têm um índice de 35, que seria dentro do limite do que é considerado baixo (50). Outras frutas com baixo índice glicêmico são, por exemplo, ameixas (índice glicêmico 24) ou pêssegos (índice glicêmico 28).

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Beijar é mais que um acto de amor!

Beijar alguém faz sentir bem e é bom para as pessoas. O beijo alivia o stress e torna o bombear do sangue mais rápido, o que pode resultar numa redução do colesterol mau, LDL. O beijo pode até ser uma maneira de receber certos hormonas tal como a testosterona. As membranas mucosas que existem na boca são permeáveis às hormonas. O homem quando beija uma mulher introduz a testosterona pela saliva e as membranas mucosas absorvem as hormonas aumentando a excitação e a probabilidade de se envolverem em comportamento reprodutivo.

Existe inclusive razões para que dando um beijo por dia manterá afastado os médicos das suas vidas: 

1. Redução da pressão arterial
O beijo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão arterial.
#pressaoarterial

2. Aliviar cólicas e dores de cabeça
O efeito da dilatação dos vasos sanguíneos permite ajudar a aliviar a dor, particularmente da dor de cabeça ou dores menstruais.
#dordecabeca

3. Elimina cáries
Quando se beija, aumenta a produção de saliva na boca, e isso ajuda a lavar a placa dentária existente nos dentes, que posteriormente podem levar a cáries. Tendo isto em conta, as bactérias causadoras de cáries também podem ser transmitidas através de um beijo, especialmente se a pessoa que se está a beijar tem maus hábitos de higiene oral. Inclusive, as bactérias que causam cáries podem ser transmitidas mãe para filho.
#carie

4. Liberta hormonas da felicidade
O beijo pede solicitação ao cérebro para libertar uma variedade de produtos químico que fazem as pessoas sentirem-se bem tais como a serotonina, a dopamina e oxitocina. Este último, a oxitocina, para além da felicidade é extremamente influente nas relações amorosas. Costuma-se dizer que as pessoas que não podem ter uma relação de amor são baixos em oxitocina.
#relacao #relacaoamor

5. Queima de calorias
Naturalmente que não é a mesma coisa que uma corrida ou uma ida ao ginásio, mas um beijo vigoroso pode queimar algumas calorias significativas.
#queimarcalorias

6. Impulsiona a sua auto-estima
Existem estudos que os homens que recebem um beijo apaixonado antes de saírem para o trabalho ganham mais dinheiro. Por outras palavras significa que um beijo apaixonado torna as pessoas mais felizes, aumenta a auto-estima e aumenta a produtividade no trabalho.
#beijoapaixonado #autoestima

7. Tonifica os seus músculos faciais
Um beijo apaixonado vigoroso ajuda a moldar o pescoço e queixo, trabalhando uma quantidade considerável de músculos faciais.
#beijoapaixonado

8. Permite conferir a compatibilidade do seu parceiro
Um beijo pode ser uma medida poderosa de sua atracção inicial a uma pessoa. Tanto que, a maioria dos homens e mulheres entrevistados comentam que um primeiro beijo pode ser uma desilusão. As mulheres, em particular, referem o beijo, por um lado, como um dispositivo de avaliação de parceiros e , por outro, como um meio de iniciar, manter e controlar o status actual do seu relacionamento com um parceiro de longo prazo.
#primeirobeijo #compatibilidadeparceiro

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Frutas e legumes vermelhos e os antioxidantes



Chegou o Verão, e na nossa casa estão aparecendo muitas frutas vermelhas. Quando estão bem maduras e frescas são bem doces e apetecíveis. Por isso deu-me uma curiosidade enorme para saber o quanto são importantes para a nossa saúde. Estou ajudando os meus pais idosos na sua dieta alimentar e fiquei descobrindo maravilhas sobre este tipo de frutas. O meu pai já teve dois ataques de coração, cancro no cólon e problemas na próstata e as frutas vermelhas ajudam muito pessoas com este tipo de problemas.

As frutas e legumes vermelhos estão carregados com antioxidantes poderosos e saudáveis, como o licopeno e as antocianinas, que podem lutar contra vária doenças, desde as doenças cardíacas e o cancro da próstata até à diminuição do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com idades superiores a 60 anos. A principal função dos antioxidantes é a eliminação dos radicais livres prejudiciais.

Os radicais livres são grupos de átomos que aparecem quando o oxigénio interage com determinadas moléculas. Quando esses radicais livres são originados é necessário que se evite um efeito dominó e que esses radicais livres contaminem outras moléculas. O grande medo dos radicais livres vem de que podem reagir com componentes celulares importantes tal como o ADN, ou a membrana celular. As células podem funcionar mal ou morrer dando origem a doenças como cancro. Para evitar os danos causados por radicais livres do corpo é necessário que exista um sistema de defesa de antioxidantes.