quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Chá verde reduz absorção do ferro?

Estando o meu pai com idade avançada e peso excessivo decidi investigar o que seria melhor para o meu pai para, pelo menos, ter uma alimentação saudável.

Um dos meus objectivos é encontrar o que o meu pai poderia ingerir para limpar melhor o seu organismo. O chá verde foi, depois de feita alguma investigação, algo que poderia ajudar a cumprir essa função. Mas, como em tudo, tem suas vantagens e suas desvantagens, e temos que avaliar essas desvantagens e em que condições é que elas são mais desvantajosas.

Fala-se muito que o chá verde reduz a absorção do ferro. Ora bem, a redução do ferro é mau para quem sofre de anemia. Todos necessitamos de ferro, mas para quem sofre de anemia é pior. Por esta razão atenção, quem sofre de anemia não deve beber chá verde.

Vamos analisar um pouco melhor o ferro. Existem dois tipos de ferro na dieta: heme e não-heme. O ferro heme é absorvido pelo corpo de forma muito eficiente e é encontrado em carnes, peixes e aves em cativeiro. O ferro não-heme  é mais difícil de absorver e é encontrado em farinhas, cereais e produtos de cereais enriquecidos.

Em relação ao chá verde, contém taninos antioxidantes que são muito benéficos para a saúde. Os taninos combinam com o poluente metálicos do organismo, tornando-os inofensivos. Esta é a razão pela qual o chá verde não pode ser consumido ao mesmo tempo que alimentos que contenham ferro.

O chá verde influencia no consumo e utilização de alimentos, por esta razão é que ele é óptimo para quem quer perder peso. Mas para quem tem anemia é terrivel.

Existem muitos alimentos e bebida que também reduzem a quantidade de ferro não-heme que absorvemos: são exemplos o café, os laticínios, as fibras, os ovos e um pouco de chocolate. O cálcio pode prejudicar a absorção de ambos ferros não-heme e heme.
Se necessitar de mais ferro é melhor reduzir estes alimentos. Se tiver excesso de ferro, necessita consumir mais destes alimentos.

Para você que necessita de ferro recomendo:

redução de café e chá, adicione limão,
evitar beber chá na máxima força,
evitar beber chá à refeição ou uma hora depois,
evitar beber chá se está perdendo sangue.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O mel no chá do meu pai

Quando faço o chá verde para o meu pai coloco um pouco de mel. Isto porque para além de que o meu pai adora mel e coisas doces, ele nunca foi acostumado a beber chá. Sabe, o meu pai foi criado num tempo e local onde tradicionalmente os homens bebiam vinho e bagaço mas um chá era considerado coisa de mulher e de criança. No entanto, embora um pouco contrariado, começou a beber o chá verde que lhe dou para limpar um pouco o organismo. Colocando mel, ele começou a bebe-lo com menos esforço. Saiba que o mel é o melhor adoçante que existe pois contém muitas propriedades benéficas para a saúde:

1. Previne o câncer e as doenças do coração. O mel contém flavonóides, antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.

2. Reduz úlceras e outros problemas gastrointestinais. O tratamento de mel pode ajudar a doenças como úlceras e gastroenterite bacteriana.

3. Função antibacteriana e antifungicos: Todo o mel é antibacteriano porque as abelhas adicionam uma enzima que resulta no peróxido de hidrogénio.

4. Aumenta o desempenho atlético. Atletas Olímpicos da Antiguidade comeriam mel e figos secos para melhorar seu desempenho. O mel é superior a outros adoçantes em manter os níveis de glicogênio e melhora o tempo de recuperação.

5. Reduz a tosse e a irritação na garganta. O mel ajuda a reduzir a tosse, particularmente o mel de trigo mourisco. Uma dose única de trigo mourisco mel é tão eficaz como uma dose única de dextrometorfano em aliviar a tosse nocturna, permitindo ter o sono apropriado.

6. Equilibra os 5 elementos. O mel tem sido usado na medicina ayurvedica na Índia há pelo menos 4000 anos e é responsável por afectar positivamente todos os desequilíbrios materiais primitivos do corpo de forma positiva. Diz-se também ser útil na melhoria da visão, perda de peso, cura da impotência e ejaculação precoce, distúrbios do trato urinário, a asma bronquitica, diarreia e náuseas. O mel tem uma qualidade de penetrar os tecidos mais profundos do corpo. Quando o mel é usado com outras preparações à base de plantas aumenta as qualidades medicinais dessas preparações.

7. Regula o açúcar no sangue. Mesmo sabendo que o mel contém açúcares simples, não é o mesmo que o açúcar branco ou adoçantes artificiais. A sua combinação exacta de fructose e glicose ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue. Alguns meles têm um índice hipoglicémico baixo, para que eles não retirem o açúcar do sangue.

8. Cura feridas e queimaduras. A aplicação externa de mel é tão eficaz quanto o tratamento convencional com prata sulfadiazene. O efeito de secagem dos açúcares simples e natureza anti- bacteriana do mel combinam-se para criar este efeito.

9. É probiótico. Algumas variedades de mel possuem grandes quantidades de bactérias amigáveis. Isto inclui até seis espécies de lactobacilos e de quatro espécies de bifidobactérias. Isto pode explicar muitas das misteriosas propriedades terapêuticas do mel.

10. Deixa a pele bonita. As suas qualidades anti-bacterianas são particularmente úteis para a pele, e quando utilizada com os outros ingredientes, também pode ser hidratante e nutritivo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Caju e a Vitamina C

Minha mãe teve uma depressão, consequentemente uma falta de vontade de comer que deu em desnutrição. Agora as análises diagnósticas estão bem, mas ainda assim está sendo sempre controlada.
É necessário proteger os nossos idosos prevenindo-os de doenças. A gripe é uma delas. E apesar de tomar a vacina anual que dão às pessoas com mais de 65 anos, a verdade é que necessitam de ter uma alimentação equilibrada para ajudar na protecção contra a gripe. A Vitamina C é a componente principal que as pessoas necessitam para se proteger da gripe.
A Vitamina C está presente em legumes e principalmente em citrinos tais como o limão e a laranja. O problema é que minha mãe não consegue comer citrinos nem legumes, comendo apenas uma concha de legumes à noite. Quis então procurar um alimento que ela pudesse comer que tivesse Vitamina C. A minha mãe é contra comer alimentos duros pois fazem-na sentir mal no estômago. Daí que agora estou explorando fazer bolos com frutos secos, e sendo os frutos secos tão ricos em nutrientes pesquisei se haveria algum fruto seco que tivesse Vitamina C. E olha que existe mesmo, é o Caju. 
Esse surpreendente fruto seco tem muito mais Vitamina C que a laranja. Enquanto 100 ml de sumo de laranja contém 60 mg de Vitamina C, 100 ml de sumo de caju possui de 200 a 250 mg. Além da vitamina C, o caju que é rico em carboidratos, fibras, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e complexo B, contém 30% de proteína de alto valor nutritivo e é fonte importante de vitamina E, que está relacionada à saúde do coração e dos órgãos reprodutores.