terça-feira, 28 de abril de 2015

Os Brócolis e os presidentes dos Estados Unidos da América

Toda a gente sabe que os brócolis ganham cada vez mais lugar de topo nas listas dos super-alimentos. Isto porque contém sulforafano, um nutriente que previne contra o cancro, ajudando a desintoxicar o organismo. Os elementos que ajudam a desintoxicar o organismo são os antioxidantes que são substâncias químicas produzidas pelo corpo ou encontrados em frutas, vegetais e grãos. Os antioxidantes podem ajudar a encontrar e a neutralizar os radicais livres que causam danos às células. Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas durante o metabolismo cujo dano pode levar ao câncer.

Agora, o que você não sabe é a relação que alguns Presidentes dos Estados Unidos da América têm com os brócolis. Por um lado temos George W. Bush que detestava brócolis. George W. Bush usava o seu desgosto por brócolis como piada nos seus discursos. George W. Bush disse uma vez: "Eu não gosto, desde que eu era uma criança, a minha mãe fez-me comê-lo. Agora, eu sou o presidente dos Estados Unidos, e eu não vou comer mais brócolis." Em resposta, os produtores de brócolis enviaram 10 toneladas do vegetal para a Casa Branca. Por sua vez Obama, anunciou que o brócolis era sua comida favorita.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Doença de Parkinson: Alimentos que ajudam na sua prevenção!

A doença de Parkinson é um diagnóstico terrível, porque embora seja possivel controlar os sintomas da doença, não é curável. A doença de Parkinson é caracterizada por degradação progressiva do sistema nervoso, que resulta em sintomas tais como tremores, rigidez muscular, movimentos lentos, falta de equilíbrio e mudança na fala. A dopamina, uma substância química produzida no cérebro, pode ser a promessa para o tratamento da já diagnosticada doença de Parkinson, e também pode ajudar na sua prevenção, embora não tenha sido ainda amplamente estudado. A inclusão de certos alimentos na sua dieta alimentar pode aumentar os seus níveis de dopamina, protegendo assim o seu cérebro de alterações que podem levar à doença de Parkinson. Consulte sempre o seu médico antes de mudar a sua dieta, e não deixe de tomar quaisquer medicamentos que o seu médico prescreveu para problemas de saúde.

Grãos
Os grãos são mais do que alimentos carregados com fibras e pobres em gordura, eles também contêm proteína, um nutriente essencial para a existência de níveis altos de dopamina no cérebro. Os grãos contém um aminoácido, que é a base das proteínas, chamado tirosina, aumentando a quantidade de dopamina no cérebro. Mantendo níveis de dopamina alto no cérebro ajuda a evitar alterações neurológicas que podem levar à doença de Parkinson.

Frutos secos
Os frutos secos são uma fonte adicional de proteína, mas eles também contêm uma substância chamada fenilalanina. A fenilalanina é associado a um aumento significativo nos níveis de dopamina, e comer um punhado por dia pode ajudar a manter níveis altos de dopamina. O suficiente para ajudar a prevenir distúrbios cerebrais que podem levar à doença de Parkinson. A fenilalanina funciona como a tirosina nos grãos, incentivando o cérebro a fazer mais dopamina. Qualquer tipo de frutos secos tais como castanhas, nozes, amêndoas, cajus, noz pecã e amendoins, irá ajudá-lo a obter mais fenilalanina.

Bananas
Comer bananas são uma maneira saudável de adicionar uma boa dose de potássio para a sua dieta, mas as bananas também aumentam os níveis de dopamina. Adicionando uma banana para a sua dieta diária vai ajudar o seu cérebro a produzir mais dopamina, o que pode ajudar a mantê-lo saudável e capaz de resistir a mudanças no cérebro que podem-se transformar num diagnóstico de doença de Parkinson. É recomendável adicionar frutas na sua dieta alimentar, e a banana é uma escolha de produção de dopamina.


Sementes de Girassol
Uma porção de sementes de girassol, fornece alguma vitamina E, fibras e proteínas, mas para além deste elementos as sementes de girassol também contêm uma substância chamada triptofano, que aumenta seus níveis de dopamina e pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson, embora ainda não tenha sido amplamente estudado. As sementes e as nozes são úteis para a saúde de outras maneiras. Um punhado de sementes de girassol incluídos na sua dieta diária é uma maneira simples para incentivar o cérebro a produzir mais dopamina.

domingo, 19 de abril de 2015

Chá verde interage com medicamentos


Se está a ser tratado com algum dos seguintes medicamentos, você não deve beber chá verde ou tomar extracto de chá verde sem primeiro falar com o seu médico:

Adenosina - O chá verde pode inibir as acções da adenosina, uma medicação dada no hospital por um ritmo cardíaco irregular (e geralmente instável).

Antibióticos beta-lactâmicos - O chá verde pode aumentar a eficácia de antibióticos beta-lactâmicos por redução da resistência bacteriana ao tratamento.

Benzodiazepinas - Foi provado que a cafeína (incluindo a cafeína a partir de chá verde) tem a capacidade de reduzir os efeitos sedativos das benzodiazepinas (medicamentos vulgarmente utilizados no tratamento da ansiedade, tais como o diazepam e lorazepam).

Beta-bloqueadores, propranolol e metoprolol - A cafeína (incluindo cafeína do chá verde) pode aumentar a pressão arterial em pessoas que tomam propranolol e metoprolol (medicamentos usados para tratar a hipertensão arterial e doenças cardíacas).

Remédios anticoagulantes (incluindo aspirina) - As pessoas que tomam a varfarina, um medicamento para diluir o sangue, não deve ser bebido com chá verde. Como o chá verde contém vitamina K, pode fazer a varfarina ineficaz. Por essa razão, você não deve misturar o chá verde e aspirina porque ambos impedem as plaquetas de coagulação. Usando os dois juntos podem aumentar o risco de hemorragia.

Quimioterapia - A combinação de medicamentos de quimioterapia e chá verde, especificamente a doxorrubicina e o tamoxifeno, aumenta a eficácia desses medicamentos em testes de laboratório. No entanto, estes resultados ainda não foram demonstrados em estudos com pessoas. Por outro lado, tem havido relatos de que ambos os extractos de chá verde e preto estimulam um gene em células de câncer de próstata, que pode levá-los a ser menos sensíveis à quimioterapia. Dada essa interação potencial, as pessoas não devem beber chá preto e verde (bem como extractos destas chás) enquanto recebe a quimioterapia para câncer de próstata, em particular.

Clozapina - Os efeitos anti-psicóticos da clozapina pode ser reduzidos se tomado menos de 40 minutos após o consumo de chá verde.

Efedrina - Quando tomados em conjunto com efedrina, o chá verde pode causar agitação, tremores, insônia e perda de peso.

Lítio - o chá verde tem sido utilizado para reduzir os níveis sanguíneos de lítio (um medicamento utilizado para tratar a psicose maníaco / depressão).

Inibidores da monoamina oxidase (IMAO) - O chá verde pode causar um aumento acentuado da pressão arterial (chamado um "crise hipertensiva"), quando tomados em conjunto com inibidores da MAO, as quais são usadas para tratar a depressão. Exemplos de IMAO incluem fenelzina e tranilcipromina.

Contraceptivos orais - Os contraceptivos orais podem prolongar a quantidade de estadias cafeína do tempo no corpo e podem aumentar seus efeitos estimulantes.

Fenilpropanolamina - Uma combinação de cafeína (incluindo cafeína do chá verde) e fenilpropanolamina (um ingrediente usado em muitos medicamentos de prescrição para tosse e resfriados/gripes e produtos de perda de peso) pode causar mania e um grave aumento da pressão arterial. A FDA emitiu um alerta de saúde pública em Novembro de 2000 para alertar as pessoas sobre o risco de hemorragia no cérebro do uso dessa medicação e instou vivamente todos os fabricantes deste fármaco para removê-lo do mercado.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Óleo e sementes de linhaça / linho

É sabido que os óleos graxos são vitais para uma boa saúde. A linhaça é uma semente muito poderosa por ter uma excelente proporcionalidade de ómega 3 e ómega 6. Os ómega 6 são mais fáceis de encontrar nos alimentos, o dificil é encontrar os ómega 3 na quantidade necessária. Ora a linhaça é muito poderosa não só por ter o dobro de ómega 3 que o peixe como tem uma boa quantidade de ómega 6.

A minha mãe teve um problema de falta de nutrição e na sua recuperação utilizava a linhaça triturada. Isto é, se consumirmos as sementes de linhaça inteiras existe grande probabilidade de não as digerirmos porque tem uma casca muito dura. Se, por sua vez, a triturarmos, podemos digerir completamente as sementes de linhaça e assimilar todos os seus nutrientes. As sementes de linhaça são trituradas pouco tempo antes de serem consumidas num batido para evitar que os seus nutrientes sejam assimilados.

Após um determinado tempo o corpo da minha mãe começou a ter diarreias, e isto dever-se-á aos polipos que a minha mãe tem no intestino. O corpo melhorou com a linhaça mas os polipos do intestino começaram a rejeitar a linhaça triturada. A solução que encontrei foi o óleo de linhaça, que acabou por ser uma excelente solução pois é como ter ómega 3 concentrado. Se bem que sou um pouco contra produtos processados de uma forma concentrada, pois tenho receio de como o corpo da minha mãe vai reagir, mas neste caso deu certo. Atenção que é necessário que o óleo de linhaça seja prensado a frio para que os nutrientes se mantenham e se evite a sua oxidação.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Açucar é veneno para o seu fígado

O meu pai sempre gostou de um belo copo e de um belo bagaço ao final da refeição. Esse vicio sobrecarrega muito o fígado, mas descobri que existe um bem pior nos últimos tempos: o açúcar refinado. Segundo pesquisas feitas nos últimos anos, este veneno pode fazer mais dano ao fígado que o álcool se for consumido em excesso.

Todos os alimentos têm açúcar. As fruta e as verduras têm naturalmente açucares complexos, que são saudáveis e metabolizados naturalmente, enquanto que os restantes ou são alimentos processados ou são alimentos adoçados, que contém uma enorme quantidades desproporcionais que ao final do dia corresponde ao consumo de uma quantidade não saudável de açucares e correspondentes riscos para a saúde.

Este excesso de açúcar pode levar a acumulação de gordura no fígado. Esta acumulação pode não causar problema, mas pode fazer com que o fígado possa ficar inflamado e inchado ou até se desenvolver um cirrose.

Por existir açúcar em quase todos os alimentos é necessário ter em atenção os que são usados diariamente. Por exemplo, o leite contem lactose que é um açúcar simples, mas contém outros nutrientes como vitamina D, cálcio e proteína, imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo de qualquer pessoa. A melhor solução é uma alimentação equilibrada diariamente. Comer frutas e vegetais frescos são uma boa forma de obter fontes saudáveis de hidratos de carbono complexos, fibras e vitaminas. Ajudam a manter a pessoa em boa forma e em manter o fígado saudável.

Existem substitutos naturais para o açucar, entre os quais, o melaço, as tâmaras, o mel e a stevia.

O melaço é o que sobrou do refinar da cana em açúcar branco. O melaço é talvez o mais rico em nutrientes de todos os edulcorantes, proporcionando uma quantidade significativa de cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6.

As tâmaras têm, naturalmente, um gosto muito doce e, portanto, são uma óptima maneira de adoçar sobremesas. As tâmaras contêm vitamina B6, vitamina A, potássio e cálcio. Use tâmaras em pudins, bares e bolas de data com nozes e coco.

O mel tem propriedades antibacterianas e é uma fonte de antioxidantes derivados do pólen recolhido por abelhas. Méis mais escuros têm maior valor antioxidante. É melhor usar o mel cru ou não transformado para maior de nutrientes e teor de antioxidantes. Use mel em vez de açúcar refinado em chá, iogurte ou sobremesa receitas.

A stevia é um adoçante natural sem calorias que é cerca de 100 vezes mais doce do que o açúcar e é naturalmente derivados, provenientes de um arbusto sul-americano. Stevia é o único adoçante natural sem calorias seguro actualmente disponíveis, dados os riscos de saúde associados com adoçantes artificiais. Stevia pode ser usada em uma variedade de sobremesas, bem como chá e café.

domingo, 5 de abril de 2015

Mel de Manuka para a pele


A minha mãe está numa idade avançada e naturalmente a pele necessita de certos cuidados. A minha mãe teve um problema de desnutrição grave e agora está muito melhor. Está comendo melhor, embora seja necessário o filho, eu, estar sempre por perto para a minha mãe comer como deve ser. Nota-se que ela está melhor, existem pessoas no bairro que muitas vezes passam pela minha mãe e nem notam que é a mesma pessoa. A minha mãe está melhor do que antes de ter o problema grave desnutrição. 

Venho-vos falar hoje da pele da minha mãe que apesar de estar bem nutrida, às vezes, a pele começa a pelar. Procurei uma boa loção para o corpo para ajudar a sua pele a ficar melhor hidratada e nutrida. Essa loção é a Mel de Manuka Bio, Manuka Honey Skin Lotion. Apenas tem que ter cuidado com os olhos porque esta loção é muito boa e ajuda pele de idosa a ficar com muito melhor vida. A minha mãe tem algumas varizes nas pernas e pouca circulação sanguínea nos pés pois a minha mãe diz ter menos sensibilidade nos pés e que algumas vezes sente os pés frios. Quando aplico a loção Manuka Honey Skin Lotion na pele da minha mãe, faço uma espécie de massagem nos braços e nas costas das mãos, sempre no sentido dos braços para as mãos, e depois nas pernas e pés, sempre no sentido das pernas para os pés. Resumindo a massagem se faz sempre do interior para a extremidade. Atenção para passar a mão ao de leve pela zona das varizes para evitar problemas maiores. A loção Manuka Honey Skin Lotion é um pouco cara e por isso apenas coloco duas vezes por semana no corpo da minha mãe. Como a minha mãe come bem e tem cuidado com a alimentação a pele fica mais resistente, hidratada e nutrida. Estando bem o interior, se reflecte no exterior. O importante é que todos os cuidados sejam feitos com produtos e alimentos de qualidade, pouca quantidade e muito variado.