sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hipotensão : Alimentos naturais que retomam a tensão arterial


A dieta desempenha um papel importante no tratamento eficaz de hipotensão arterial e manter seus níveis de pressão arterial dentro da normalidade. A hipotensão arterial, caracterizada por queda brusca nos níveis de pressão arterial, é uma das principais causas de preocupação e potencialmente perigoso. Normalmente, recomenda-se que as pessoas que sofrem de pressão arterial baixa devem reduzir as bebidas alcoólicas e alimentos ricos em hidratos de carbono. Mas existem alimentos que ajudam a manter a pressão arterial dentro da normalidade, agindo sobre vários caminhos que controlam a nossa pressão arterial.
#hipotensao #pressaoarterialbaixa #hipotensaoarterial #bebidasalcoolicas #hidratoscarbono #pressaoarterial

Passas de uva
As passas são consideradas um excelente remédio natural para tratar hipotensão. As passas de uva ajudam a manter os níveis de pressão arterial dentro dos limites normais.
Coloque 30 a 40 passas a demolhar em um copo de água durante a noite e consumi-los na parte da manhã em jejum. Siga este remédio natural por, pelo menos, um mês para ver resultados significativos.
#passasdeuva

Leite e amêndoas
É um remédio tradicional que ajuda a controlar níveis baixos de pressão em pacientes hipotensos. Demolhar 4 a 5 amêndoas em água durante a noite, retire a pele na manhã seguinte e fazer uma pasta com as amêndoas descascadas. Adicionar esta pasta a um copo de leite fervente e beber todas as manhãs por algumas semanas para tratar a pressão arterial baixa.

Cenouras
O sumo de cenoura é encontrado para melhorar a circulação sanguínea, juntamente com regular seus níveis de pressão arterial.
Adicione duas colheres de sopa de mel para um copo de sumo de cenoura. Beba-o com o estômago vazio, duas vezes por dia (manhã e noite) para obter melhores resultados.

Sal
O sal ajuda a tratar a pressão arterial baixa, porque o sódio presente aumenta a pressão arterial. Mas cuidado porque não deve ser tomado em excesso, uma vez que pode resultar em outros problemas de saúde.

Limão
O sumo de limão é altamente eficaz no tratamento da pressão arterial baixa causada devido à desidratação. Os antioxidantes presentes têm como função regular a circulação sanguínea e manter a pressão sanguínea.
Se uma pessoa se sentir esgotada ou cansada devido à baixa dos níveis de pressão arterial, é aconselhável que beba um copo de sumo de limão misturado com um pouco de açúcar e sal para controlar a pressão arterial.
#desidratacao #pressaosanguinea

Alho
O alho contém um composto que ajuda na estabilização da pressão arterial, juntamente com outros, exercendo benefícios para a saúde.
Uma pessoa pode comer alho cru (2 dentes) 1 hora antes de ir dormir ou adicioná-lo nas suas refeições.

Alcaçuz
As raízes de alcaçuz actuam como um remédio poderoso para normalizar os níveis baixos de pressão arterial, causados pelos baixos níveis sanguíneos de cortisol. Este composto está presente nas raizes de alcaçuz, que bloqueia a acção da enzima responsável pela desagregação de cortisol.
Chá de alcaçuz : Adicionar raízes de alcaçuz seca ou em pó numa chávena de água fervente. Filtrar e beber este chá diariamente por alguns dias de modo a controlar a pressão arterial baixa.
#alcacuz #raizesdealcacuz #remedio #chaalcacuz

Alimentos com cafeína
Os alimentos com cafeína, como café forte, cola, chocolate quente e outras bebidas ricas em cafeína aumentam temporariamente os níveis de pressão arterial. A causa pode ser o bloquear da acção do hormônio responsável pelo alargamento das artérias ou estimulação da liberação do hormônio adrenalina.
Se uma pessoa sofre de pressão arterial baixa freqüentemente, pode beber uma chávena de café na parte da manhã ou às refeições.
#cafeinaalimentos #cafe

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Diarreia : que alimentos comer e evitar comer

Quando uma pessoa tem diarreia, as mudanças na dieta podem ajudar. Beber muitos líquidos que contêm produtos químicos e minerais essenciais, ajuda que o corpo fique hidratado. A existência de potássio nas bebidas , como sumo de frutas e bebidas consumidas por desportistas , são especialmente bons . O médico de família pode prescrever medicamentos , se a diarreia estiver díficil de parar. 
#potassio #sumofrutas #medicodefamilia #prescrevermedicamentos

Quando e como se deve comer quando se tem diarreia ?
  • Tentar uma dieta de líquidos claros (água, chá fraco, sumo de maçã ou gelatina simples) assim que começar a diarreia ou se pressente que vai começar. Líquidos claros impedem as entranhas de trabalhar muito duro e ajudam a evitar a irritação intestinal .
  • Fazer refeições pequenas e frequentes. O corpo pode conseguir com menores quantidades de alimentos, fazer mais facilmente a digestão.
  • Após 2 dias de diarreia, começar uma dieta líquida e adicionar alimentos pobres em fibras, consoante a tolerância do corpo. Isso ajudará a diminuir a irritação do intestino e lhe dará alguns nutrientes . Beber pelo menos um copo de líquido depois de cada crise de diarreia, assim o corpo não ficará desidratado.
#liquidosclaros #dietaliquidosclaros #refeicoespequenas #irritacaointestinal #diarreiacrise 
#diarreiacomocomer #diarreiaquandocomer


O que comer se tiver diarreia?
  • Comer alimentos que são ricos em pectina, tais como maçã, banana e iogurte. A pectina, uma fibra solúvel em água, tem como função ajudar a reduzir a diarreia.
  • Comer alimentos que têm uma grande quantidade de potássio, tais como sucos de frutas, bebidas de desportistas, batatas sem pele, e bananas. O potássio é muitas vezes perdido através da diarreia. 
  • Comer alimentos que são ricos em sódio, tais como sopas, caldos, bebidas de desportistas, bolachas. O sal ajuda a reter a água, desta forma o corpo fica não fica desidratado.
  • Obter proteína suficiente. Tentar comer carne cozida, carne de porco, peru, ou frango, ovos bem cozidos ou tofu. Isso pode ajudar a evitar a fadiga.
  • Cuidado com certos frutos e produtos hortícolas, comê-los cozidos, não crus. Algumas frutas e vegetais crus podem agravar a diarreia.
  • Experimentar sopas feitas com pontas de espargos cozidos, beterraba, cenoura, abóbora, cogumelos, descascados ou aipo; puré de tomate; ou batata cozida, sem a pele.
  • Evitar cafeína , álcool , ou bebidas carbonatadas e alimentos muito quentes ou frios. Eles podem irritar o trato digestivo.
  • Evitar tabaco. Podem irritar o trato digestivo.
  • Evitar alto teor de gordura, frito, gorduroso, e alimentos ricos. Podem promover a diarreia.
  • Evitar alimentos que causam gases, tais como pastilha elástica e bebidas carbonatadas. Os gases podem irritar o trato digestivo.
  • Limitar leite e produtos lácteos. Podem ser difíceis de digerir e promover a diarreia.
  • Evitar nozes, frutas e vegetais crus, grãos inteiros pães e produtos de farelo. Eles podem ser irritantes para o seu aparelho digestivo.
#cafeinaevitar #tabacoevitar #alcoolevitar #gorduraevitar #gasesevitar #leiteevitar #frutossecosevitar #cereaisevitar #fibraevitar #tratointestinal #irritacaotratointestinal #intestinoirritado
#diarreiaoquecomer #diarreiaoquefazer

sábado, 10 de outubro de 2015

Alguns vegetais crus fazem mal à sua saude

Todas as pessoas que apostam numa alimentação saudável diária consomem vegetais crus, mas comam um pouco de carne e de peixe. Alimentar-se com um pouco de quantidade diário de alimentos de todos os grupos alimentares é essencial para ter uma boa saúde.
#vegetaiscrus #alimentacaosaudavel #boasaude

Os vegetais crus frescos são uma delicia e uma bomba de vitaminas para o nosso corpo, mas NEM TODOS OS VEGETAIS PODEM SER CONSUMIDOS CRUS. Alguns vegetais devem ser cozinhados ou esses vegetais podem prejudicar a saude de quem os consome.
#vegetaiscrus #vegetaiscozinhados 

Hipotireoidismo
Alguns vegetais que devem ser cozinhados são os vegetais crucíferos que, por conterem produtos químicos que bloqueiam a produção do hormônio da tireóide. Muitas das pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso sofrem também de hipotireoidismo. O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireóide não faz suficiente hormônio da tireóide.
Os sintomas do hipotireoidismo incluem:
- as mãos e pés frios
- queda de cabelo
- fadiga
- redução da libido ou inexistente
- cabelo seco grosseiro
- obstipação
- dificuldade em perder peso
- depressão
#hormoniotireoide #sintomashipotireoidismo

Alguns vegetais crus que devem ser cozinhados antes de comer para protecção da glândula tireóide :
#glandulatireoide #vegetaiscruciferos
- rúcula
- brócolis
- couve
- couve-flor
- repolho
- nabo
- couve
- couve chinesa
- couve de bruxelas
- rabanete
- nabo
- agrião


Ácido Oxálico
Alguns vegetais verdes contêm um produto químico chamado ácido oxálico. O ácido oxálico é uma substância muito irritante para a boca e trato intestinal. Também bloqueia a absorção de cálcio e ferro, e pode contribuir para a formação de pedras nos rins. Para se reduzir a quantidade de ácido oxálico é submeter os vegetais a vaporização ou cozimento, apenas certifique-se de descartar a água do cozimento.
#acidooxalico #vegetaisverdes

Lista de vegetais que contêm ácido oxálico incluem:
- espinafre
- acelga
- salsa
- cebola
- beldroegas
- beterraba

O espinafre é conhecido por ser rico em ferro, mas comê-lo cru não vai dar-lhe o ferro que se quer por causa do ácido oxálico. Cozinhe o espinafre primeiro se a pessoa necessita de uma boa ingestão de ferro e evitar saladas de espinafre cru. Fique numa boa se mastigar a salsa em seu próximo jantar gourmet. Comer um pouco não vai causar problema. Comer uma grande salada de espinafre todos os dias o corpo pode acabar por sucumbir a pedras nos rins.

Outros cuidados de vegetais crus
Existem outros produtos hortícolas que são melhores ao evitar-se comer cru tais como:
- batatas cruas contêm hemaglutininas que perturbam a função das células vermelhas do sangue
- batata doce crua dá gás intestinal
- cogumelos comestíveis crus, como o cogumelo branco comum, contêm substâncias tóxicas, como a agaritine, um cancerígeno 
- Rebentos de luzerna são ligeiramente tóxico e inibem o sistema imunológico. Come-los numa base freqüente pode até contribuir para a artrite inflamatória e lúpus.
Estas substâncias são sensíveis ao calor e são neutralizados por cozimento.

Para os vegetais crus próprios para consumo
Suco de vegetais cru feito a partir de vegetais que são seguros para o consumo cru é uma maneira maravilhosa de obter uma infusão rápida e fácil de digerir minerais coloidais. É também altamente alcalinizante para o corpo e uma forma comprovada de desintoxicação suave do intestino.
#vegetaiscrusparaconsumo

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ácido fítico reduz absorção de minerais

O ácido fítico nos alimentos.
Há ácido fítico em alimentos e isso é importante. Se reduzirmos o ácido fítico da comida é possível a absorção de ferro acentuadamente. Isto quer dizer, para uma absorver uma determinada quantidade de ferro necessita de se alimentar em maior quantidade do mesmo alimento se do alimento não tiver sido removido o ácido fítico.
Por exemplo: Gostaria de comer doze unidades de pão (e engordar) ou apenas um? Gostamos de pão, mas doze pães é muito.

O ácido fítico em grãos.
Os grãos têm ácido fítico (fitatos). Devemos preocupar-nos?
De um modo geral, os grãos têm altos níveis de ácido fítico, uma substância que reduz a absorção de minerais, tais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Como reduzir o ácido fítico em grãos?
Para reduzir o ácido fítico em grãos, você pode mergulhar ou germiná-los. Também é possível assá-los usando um tempo de subida de temperatura longa e com bom conteúdo de pH. 

O ácido fítico no feijão.
Serão os feijões alimentos com grandes quantidades de ácido fítico, tal como os grãos?
Tal como os grãos, o feijão tem um alto teor de ácido fítico. Está provado que, quanto mais tempo e temperatura o feijão está submetido, menor é a quantidade de ácido fítico contido no alimento.

O ácido fítico e os grãos germinados.
Será que se germinar grãos é possivel reduzir o teor de ácido fítico do grão? Absolutamente.
Para germinar seus grãos, é necessário demolhá-los durante a noite em forma inteira, escorra-os bem, e coloque-os num recipiente (geralmente uma bandeja ou um frasco) com tampa ou gaze. Num dia ou dois, vão começar a aparecer pequenas caudas, os brotos. A semente de grão está transformar-se. O teor nutricional das sementes altera-se, incluindo a redução no conteúdo de ácido fítico.

sábado, 29 de agosto de 2015

Como a ansiedade pode alterar a pressão arterial

A pressão arterial flutua naturalmente ao longo do dia. Independentemente do seu estado de saude, dependendo da alimentação, das horas dormidas, da actividade diária, e até mesmo de como uma pessoa está sob stress.
A ansiedade pode ter um efeito sobre a pressão arterial. Mas o que é interessante é que a ansiedade não apenas aumenta a pressão arterial como pode fazer a pressão arterial diminuir.

A ansiedade afecta a tensão arterial?
A tensão arterial algo que nunca se deve deixar ao acaso. Sempre se deve consultar o médico para obter uma ideia do qual a sua pressão arterial e a sua saúde cardíaca. Mas não se esqueça essas flutuações podem ser causadas pela ansiedade.

Alterações de tensão arterial e ansiedade Diferentes tipos de ansiedade podem afectar a pressão arterial de maneiras diferentes. Um dos factores que contribuem para essa alteração é o sódio do sal marinho.

Sal / sódio
Quando existe hipertensão (pressão arterial alta) o corpo pode ter dificuldade para excretar sódio. Assim, a pressão arterial elevada pode ser um pouco auto-sustentada como um resultado de ansiedade, porque o sódio, também causa um aumento na tensão arterial. Finalmente, é sempre importante notar que a pressão arterial varia aleatoriamente ao longo do dia devido a esforço, dieta, hidratação, e outras funções do corpo humano. A pressão arterial não é constante, mesmo se existir ausência de ansiedade. Assim, tensão arterial alta pode não ser a pressão arterial elevada no seu todo, e em vez disso, pode ser uma das mudanças aleatórias.

Flutuação da tensão arterial.
A pressão arterial pode causar ansiedade e não o contrário. Tanto a pressão arterial baixa e pressão arterial elevada podem causar alterações no seu batimento cardíaco, tonturas e vertigens, e muitas mais situações. Estes sintomas podem-se criar ansiedade ou desencadear ataques de pânico, e que por sua vez vai aumentar substancialmente a sua ansiedade. Nem todas as pessoas sofrem de pressão arterial elevada e de ansiedade. Algumas pessoas experimentam ansiedade por alterações de pressão arterial.

Será perigoso quando a ansiedade afecta a pressão arterial?
Obviamente que sim, a maior preocupação é se nas alteração da pressão arterial é perigoso.
No nível mais básico, a pressão arterial afectada não é perigosa. Como referido, as flutuações aleatórias acontecem o tempo todo, sem efeitos nocivos. A pressão arterial é um sintoma de e não a causa de um problema (ansiedade ou problema cardíaco).
Alterações da pressão arterial elevada tendem a ser de bastante curto prazo, e são mais comuns nos estágios iniciais de ansiedade ou ataques de pânico. No entanto, seria errado dizer que este aumento da pressão arterial não pode ser perigoso, porque se uma pessoa tiver uma doença cardíaca é importante manter um ritmo cardíaco saudável. A ansiedade pode causar um batimento cardíaco rápido, que leva ao aumento da pressão arterial e poderia, em teoria, levar a um problema cardíaco. É por isso que é sempre importante falar com um médico.

Como melhorar o estado da tensão arterial?
A pressão arterial não pode ser controlada pela própria pessoa. A pressão arterial é controlada pelo cérebro para garantir que seu corpo está funcionando num nível ideal. Alterações temporárias na pressão arterial podem causar preocupações, mas seu corpo faz-los por alguma razão. Para assegurar que a pressão sanguínea se mantém saudável é simplesmente certificar-se a sua ansiedade está curada. Se a pessoa tem ataques de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, etc., ainda é necessário certificar-se de que a pessoa está tratando a sua ansiedade, a fim de tratar também a pressão arterial.

domingo, 16 de agosto de 2015

Reduzindo o Sal reduz possibilidade de Acidente Vascular Cerebral AVC

Um acidente vascular cerebral ocorre quando o fluxo de sangue que irriga uma parte do cérebro é bloqueado ou se existir derrame de sangue repentino no cérebro. Sem oxigénio as células cerebrais começam a morrer após alguns minutos.

Como prevenir dos acidentes vasculares cerebrais?

Se controlar seus factores de risco pode ajudar a prevenir ou a atrasar um acidente vascular cerebral. No caso de ter tido um acidente vascular cerebral, estas acções podem ajudar a prevenir outra reincidência.

Não fume.
Se fumar ou usa tabaco, pare de fumar. Fumar pode prejudicar e apertar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de acidente vascular cerebral. O seu médico pode informar sobre programas e produtos que podem ajudá-lo a sair do vício do tabaco. Além disso, tente evitar o fumo passivo. O fumo passivo também pode danificar os vasos sanguíneos.

Fazer escolhas alimentares saudáveis.
Uma dieta saudável inclui uma variedade de frutas, verduras e grãos integrais. A dieta também inclui carnes magras, aves, peixe, feijão e produtos livres de gordura ou leite desnatado. Uma dieta saudável é pobre em gordura saturada, gordura trans, colesterol, sódio (sal), e açúcares adicionados.

Manter um peso saudável.
Se você estiver com sobrepeso ou obeso, trabalhe com o seu médico para criar um plano de perda de peso razoável. Controlar o seu peso ajuda a controlar os factores de risco para AVC.

Seja fisicamente activo.
A actividade física pode melhorar o seu nível de condicionamento físico e sua saúde. Converse com seu médico sobre quais os tipos e quantidades de actividade fisica são seguros para o seu perfil. 

Conheça a sua história familiar de acidente vascular cerebral.
Se você ou alguém da sua família teve um acidente vascular cerebral, não se esqueça de informar o seu médico.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Índice ORAC para determinar quais os melhores superalimentos antioxidantes

Os valores antioxidantes de alimentos listados são expressas em unidades ORAC (Índice ORAC), uma unidade de medida para as substâncias antioxidantes desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA) do Instituto Nacional de Saúde (NIH).

Pode procurar alimentos em ordem alfabética para encontrar os valores ORAC dos alimentos que prefere, ou se pretender para saber quais os melhores alimentos antioxidantes e antienvelhecimento "superalimentos", é possivel visualizá-los ordenados pelos seus valores ORAC,valores mais elevados indicam fortes capacidades antioxidantes.

O que são as unidades de ORAC?
A unidade ORAC (Índice ORAC) é um método de medir a capacidade antioxidante de alimentos e suplementos. O índice ORAC foi desenvolvido por cientistas do instituto NIH. Embora a relação exacta entre o valor ORAC de um alimento e o seu benefício na saúde não tenha sido estabelecido, pensa-se que os alimentos mais elevados na escala ORAC serão mais eficazes a neutralizar radicais livres. De acordo com a teoria dos radicais livres do envelhecimento, os alimentos de elevados valores de índice ORAC vão retardar os processos oxidantes e a acção dos radicais livres que podem contribuir para a degeneração relacionada com a idade e doença.

Verifique aqui a lista ordenada de superalimentos e respectivos valores ORAC (versão americana)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Chá verde: muitos antioxidantes eliminam-se antes da data de expiração da validade

Estou alterando os hábitos alimentares dos meus pais, e apesar de tudo indo a correr pelo melhor noto que às vezes as coisas não correm como esperava. Por exemplo, o chá verde no meu pai dá mais boa disposição e na minha mãe aumenta a sua concentração mas nem sempre isso acontece e fui investigar.

Todos sabemos que quando existe deformação, podridão ou mau cheiro nos alimentos, essas são algumas das razões por que evitamos deixar demasiado tempo os alimentos armazenados antes de os cozinhar ou comer. Mas como vamos saber em relação à perda de antioxidantes de determinados alimentos? Isso acontece antes dos alimentos aparecerem mal tratados ou antes de chegarem ao prazo de validade. É o caso dos antioxidantes no chá verde e azeite oliva, em que estes alimentos perdem significativamente a quantidade de antioxidantes consoante o tempo de armazenamento.

Em apenas seis meses de armazenamento, o chá verde e o azeite oliva perdem cerca de 30% e 40%, respectivamente. Nos alimentos vegetais embalados com prazo de validade superior a seis meses também acontece o mesmo.

É natural que isto seja uma surpresa para muitas pessoas que, se os alimentos estão selados não irão perder o valor nutricional, mas os antioxidantes são mais frágeis. Pelo exemplo dos vegetais, quanto mais frescos são, mais valor nutricional têm.

Para que tenha melhor sucesso no uso dos seus alimentos, o melhor é organizar melhor a dispensa. Comprar menos alimentos sensíveis a temperatura, luz, humidade e consumir no curto prazo. Assim, deve-se manter o azeite oliva em garrafas de vidro e em ambientes escuros, e o chá em recipientes bem selados isolados de temperatura, luz, humidade para melhor conservarem os antioxidantes.

Cerejas no combate ao envelhecimento e diabetes

Cereja é um dos melhores alimentos antioxidantes

Cereja sempre foi considerado como um dos melhores frutos para limpar o corpo e libertação de toxinas.
As propriedades de limpeza deste fruto deriva da sua riqueza em antocianinas. As antocianinas pertencem ao grupo dos flavonóides, que fornecem cores brilhantes para tantas frutas. No caso de cerejas, são responsáveis ​​pela cor vermelha de forma impressionante. As antocianinas, como outros flavonóides, possuem propriedades antioxidantes notáveis ​​capazes de neutralizar os radicais livres que são os principais responsáveis ​​pela ocorrência de muitas doenças degenerativas como a artrite, cancro, ou doença de Alzheimer.
Devemos destacar a importância desses componentes na prevenção de doenças cardiovasculares adquiridas com o processo de envelhecimento do corpo humano. Este componente é capaz de proteger o coração através da promoção da circulação.
Entre as suas principais funções é também a protecção dos capilares na retina e, por conseguinte, desempenha um papel chave na conservação da saúde da visão, evitando doenças importantes como cegueira noturna.
Não menos importante é a acção de antocianinas, combinada com vitamina C e aminoácidos, para a prevenção do envelhecimento da pele e na saúde das unhas e do cabelo. Estes componentes têm a capacidade de neutralizar a acção dos radicais livres nas células da pele, de modo que eles impedem a aparecimento de rugas, manchas na pele por envelhecimento, flacidez e outras anormalidades do corpo e ajuda-nos a manter uma aparência mais jovem.

Benefícios das cerejas

Muito rico em antioxidantes

Importante para a saúde da pele

Importante para a saúde da visão

Reduzem os efeitos de envelhecimento

Cerejas são adequadas para pessoas com diabetes?

Cerejas têm sido tradicionalmente proibidas na dieta de pessoas com diabetes.
Tem sido defendido que as cerejas são muito ricas em açúcar e, portanto, as pessoas com esta doença não deve comê-los. Cerejas, como outras frutas frescas, são ricos em hidratos de carbono, mas, como a maioria das frutas frescas, podem ser incluídos, de uma forma moderada na dieta diária de diabéticos.
Comer cerejas de forma moderada é adequado para diabéticos, tendo em conta que este alimento é, de todos os frutos, um dos que tem menor índice glicêmico. Seu índice glicêmico é 22. O índice glicêmico define a velocidade com que o açúcar é introduzida no sangue. Por exemplo, os alimentos que tem um impacto da glicemia superior é o açúcar ou glicose, que corresponde a uma taxa de 100. A soja é um alimento com uma taxa mais baixa, pois esta é apenas 18. Mangas tem uma média de 55. Peras têm um índice de 35, que seria dentro do limite do que é considerado baixo (50). Outras frutas com baixo índice glicêmico são, por exemplo, ameixas (índice glicêmico 24) ou pêssegos (índice glicêmico 28).

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Beijar é mais que um acto de amor!

Beijar alguém faz sentir bem e é bom para as pessoas. O beijo alivia o stress e torna o bombear do sangue mais rápido, o que pode resultar numa redução do colesterol mau, LDL. O beijo pode até ser uma maneira de receber certos hormonas tal como a testosterona. As membranas mucosas que existem na boca são permeáveis às hormonas. O homem quando beija uma mulher introduz a testosterona pela saliva e as membranas mucosas absorvem as hormonas aumentando a excitação e a probabilidade de se envolverem em comportamento reprodutivo.

Existe inclusive razões para que dando um beijo por dia manterá afastado os médicos das suas vidas: 

1. Redução da pressão arterial
O beijo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão arterial.
#pressaoarterial

2. Aliviar cólicas e dores de cabeça
O efeito da dilatação dos vasos sanguíneos permite ajudar a aliviar a dor, particularmente da dor de cabeça ou dores menstruais.
#dordecabeca

3. Elimina cáries
Quando se beija, aumenta a produção de saliva na boca, e isso ajuda a lavar a placa dentária existente nos dentes, que posteriormente podem levar a cáries. Tendo isto em conta, as bactérias causadoras de cáries também podem ser transmitidas através de um beijo, especialmente se a pessoa que se está a beijar tem maus hábitos de higiene oral. Inclusive, as bactérias que causam cáries podem ser transmitidas mãe para filho.
#carie

4. Liberta hormonas da felicidade
O beijo pede solicitação ao cérebro para libertar uma variedade de produtos químico que fazem as pessoas sentirem-se bem tais como a serotonina, a dopamina e oxitocina. Este último, a oxitocina, para além da felicidade é extremamente influente nas relações amorosas. Costuma-se dizer que as pessoas que não podem ter uma relação de amor são baixos em oxitocina.
#relacao #relacaoamor

5. Queima de calorias
Naturalmente que não é a mesma coisa que uma corrida ou uma ida ao ginásio, mas um beijo vigoroso pode queimar algumas calorias significativas.
#queimarcalorias

6. Impulsiona a sua auto-estima
Existem estudos que os homens que recebem um beijo apaixonado antes de saírem para o trabalho ganham mais dinheiro. Por outras palavras significa que um beijo apaixonado torna as pessoas mais felizes, aumenta a auto-estima e aumenta a produtividade no trabalho.
#beijoapaixonado #autoestima

7. Tonifica os seus músculos faciais
Um beijo apaixonado vigoroso ajuda a moldar o pescoço e queixo, trabalhando uma quantidade considerável de músculos faciais.
#beijoapaixonado

8. Permite conferir a compatibilidade do seu parceiro
Um beijo pode ser uma medida poderosa de sua atracção inicial a uma pessoa. Tanto que, a maioria dos homens e mulheres entrevistados comentam que um primeiro beijo pode ser uma desilusão. As mulheres, em particular, referem o beijo, por um lado, como um dispositivo de avaliação de parceiros e , por outro, como um meio de iniciar, manter e controlar o status actual do seu relacionamento com um parceiro de longo prazo.
#primeirobeijo #compatibilidadeparceiro

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Frutas e legumes vermelhos e os antioxidantes



Chegou o Verão, e na nossa casa estão aparecendo muitas frutas vermelhas. Quando estão bem maduras e frescas são bem doces e apetecíveis. Por isso deu-me uma curiosidade enorme para saber o quanto são importantes para a nossa saúde. Estou ajudando os meus pais idosos na sua dieta alimentar e fiquei descobrindo maravilhas sobre este tipo de frutas. O meu pai já teve dois ataques de coração, cancro no cólon e problemas na próstata e as frutas vermelhas ajudam muito pessoas com este tipo de problemas.

As frutas e legumes vermelhos estão carregados com antioxidantes poderosos e saudáveis, como o licopeno e as antocianinas, que podem lutar contra vária doenças, desde as doenças cardíacas e o cancro da próstata até à diminuição do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com idades superiores a 60 anos. A principal função dos antioxidantes é a eliminação dos radicais livres prejudiciais.

Os radicais livres são grupos de átomos que aparecem quando o oxigénio interage com determinadas moléculas. Quando esses radicais livres são originados é necessário que se evite um efeito dominó e que esses radicais livres contaminem outras moléculas. O grande medo dos radicais livres vem de que podem reagir com componentes celulares importantes tal como o ADN, ou a membrana celular. As células podem funcionar mal ou morrer dando origem a doenças como cancro. Para evitar os danos causados por radicais livres do corpo é necessário que exista um sistema de defesa de antioxidantes.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Brócolis: inconvenientes e cuidados com este nutritivo vegetal


Os brócolis fazem parte da dieta que faço ao meu pai todos os dias. Apesar de uma vida com uma dieta alimentar desaconselhável, ele conseguiu ceder às alterações necessárias no seu regime alimentar para ter uma vida muito mais saudável.

Todos os jantares o meu pai come uma sopa de legumes acompanhado de um prato de peixe, brócolis, couve e couve-flor.

Apesar de ser muito falado os benefícios dos brócolis para as pessoas existem algumas contra-indicações e cuidados a ter. Na dúvida as pessoas devem sempre consultar o seu médico de família para o poder aconselhar tendo em conta o seu historial e situação de saúde em que se encontra.


Inconvenientes para a saúde na ingestão de brócolis.

Entre os possíveis inconvenientes está, a possibilidade de causar problemas a pessoas que estão a tomar medicamentos para diluir o sangue, os chamados medicamentos anticoagulantes. A ingestão excessiva de brócolis pode interferir na acção deste tipo de medicamentos e, em vez de diluir, coagula o sangue, aumentando o risco de sofrer um AVC, acidente vascular cerebral. Se ultrapassar as duas chávenas de brócolos por dia, pode aumentar o risco de sofrer de pedra nos rins.


Modo de confeccionar brócolis.

Outra questão pertinente em relação aos brócolis é como devem ser confeccionados. Como é de conhecimento geral, os vegetais em geral devem ser consumidos crus porque conservam uma maior quantidade de nutrientes. Se as pessoas preferem cozinhá-los, por serem considerados um pouco duros, o melhor é cozer os brócolis a uma temperatura aceitável para que não afecte a capacidade de fornecer o nível aceitável de nutrientes. Se os brócolis forem crus fornece todos os nutrientes, se forem cozidos a vapor a baixa temperatura durante cinco a perda de nutrientes é mínima.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

ANDI: Substitua calorias por nutrientes

ANDI (Aggregate Nutrient Density Index)
Índice de Densidade de Nutrientes por Caloria

A alimentação em geral hoje em dia, seja pela facilidade de confecção ou pela falta de tempo, é composta por alimentos é composta, principalmente, por alimentos causadores de doenças. Esse alimentos têm origem em produtos de origem animal e em produtos processados. Para além disso as bebidas que se ingerem contêm açúcar. Por estas razões, cada vez mais existem pessoas que morrem com doenças causadas por más práticas na sua dieta alimentar, seja elas cancro, hipertensão, diabetes, obesidade e outras mais.

A nossa sociedade consumista continua a apoiar iniciativas de empresas que utilizam nos rótulos de produtos processados expressões como "diet" ou "light" para seduzir o consumidor na perspectiva de estar a compra um produto saudável.

O consumo adequado de nutrientes, vitaminas, minerais e muitos outros fitoquímicos, sem ingerir demasiadas calorias, é a solução para melhorar a saúde. A densidade de nutrientes nos tecidos do corpo é proporcional à densidade de nutrientes da dieta alimentar. A ingestão de nutrientes são o combustível essencial para o bom funcionamento do sistema imunitário e permitir que os mecanismos de desintoxicação e reparação das células nos protejam das doenças. Definiu-se, por essa razão, um estilo de dieta que proporciona um rácio elevado de nutrientes por calorias e um nível elevado de variedade de nutrientes.

Para mostrar quais os alimentos têm a maior densidade de nutrientes por caloria, criou-se o índice de densidade de nutrientes agregado, ou ANDI. Este índice permite ver rapidamente quais os alimentos que promovem melhor saúde e nutrientes.

O ANDI classifica o valor nutricional de muitos alimentos comuns, com base na quantidade de nutrientes que fornecem por cada caloria consumida. Ao contrário dos rótulos nos alimentos, onde aparecem apenas apenas alguns nutrientes, a classificação ANDI são baseados em trinta e quatro parâmetros nutricionais importantes. Os alimentos são classificados numa escala de 1-1000, com os vegetais de folhas crucíferos verde escuro a serem os que contêm uma maior densidade de nutrientes, registando um ANDI de 1000. Como os elementos fitoquímicos, em grande parte, não têm nome ou não é possível ser medido, esta classificação de ANDI pode subestimar as propriedades saudáveis ​​dos alimentos coloridos, que existem nos alimentos vegetais. De modo que, a densidade de nutrientes em alimentos integrais naturais pode ser ainda maior do que os valores que a classificação de ANDI indica.

O ANDI mostra o poder nutricional dos vegetais verdes, especialmente comparados com alimentos processados ​​e produtos de origem animal. Mesmo que a atenção seja colocada sobre esses alimentos ricos em nutrientes, a classificação do ANDI também é importante para alcançar uma diversidade de nutrientes, comendo uma variedade adequada de alimentos vegetais de índice ANDI inferiores, para obter grande parte das necessidades humanas. Para que isso aconteça é recomendável que as pessoas incluam na sua dieta alimentos que tenham um ANDI com pontuação superior a 100.

Os nutrientes tidos em conta no cálculo do índice ANDI foram:

Cálcio
Beta-caroteno
Alfa-caroteno
Luteína
Zeaxantina
Licopeno
Fibra
Folato
Glucosinolatos
Ferro
Magnésio
Niacina
Selênio
Tiamina
Riboflavina
A vitamina B6
A vitamina B12
Vitamina C
A vitamina E
Zinco

Foi também tido em conta o Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC), que mede os antioxidantes incluidos nos alimentos.

Com base nos nos nutrientes acima indicados e as calorias dos alimentos construiu-se o ranking do índice ANDI dos alimentos:

Couve                             1000

Agrião                            1000

Espinafre                          707

Rúcula                              604

Couves de Bruxelas         490

Cenouras                          458

Couve Repolho                434

Brócolis                           340

Couve-Flor                      315

Espargos                          205

Cogumelos                      238

Tomate                            186

Morangos                        182

Batata Doce                     181

Abobrinha                       164

Alcachofra                      145

Mirtilos                           132

Alface                             127

Uvas                               119

Romãs                            119

Cebolas                          109

Sementes de Linhaça     103

Laranja                             98

Pepino                              87

Tofu                                 82

Sementes de Gergelim    74

Lentilhas                         72

Pêssegos                          65

Sementes de Girassol      64

Feijão                              64

Ervilhas                          63

Cerejas                            55

Abacaxi                           54

Maçã                               53

Manga                             53

Manteiga de Amendoim 51

Milho                              45

Pistachio                         37

Farinha de Aveia            36

Camarão                         36

Salmão                           34

Ovos                               31

Leite                               31

Nozes                             30

Bananas                         30

Pão Integral                   30

Amêndoas                     28

Abacate                         28

Arroz Integral               28

Batata Branca                28

Iogurte Natural              28

Cajus                             27

Peito de Frango             24

Carne Picada                 21

Pão Branco                   17

Batatas Fritas                12

Sumo de Maçã             11

Azeite                          10

Gelado de Baunilha       9

Refrigerante                  1

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A L-teanina do chá verde e a depressão

Quer o meu pai quer a minha mãe já têm uma idade avançada, e isso significa que têm maior propensão a mostrar alguns sinais de problemas associados à saúde mental. Um desses problemas é a depressão e verifiquei que os meus pais ficaram mais bem disposto e mais positivos perante as situações do dia a dia de pois de incluir na sua dieta chá verde. Foi então que investiguei mais sobre o assunto para melhorar o modo de vida dos meus pais idosos.

Como funciona o aminoácido L-teanina?
O L-teanina é apenas um exemplo de muitos tratamentos de ansiedade disponíveis. L-teanina é uma substância psicoactiva, o que significa que ele é capaz de atravessar a barreira sangue-cérebro e directamente afecta o sistema nervoso central através da interacção com o próprio cérebro.

Como têm acesso ao sistema nervoso central, acredita-se que as substâncias psicoativas tais como o aminoácido L-teanina têm a capacidade de afectar as capacidades e estados mentais, incluindo a percepção que têm do mundo exterior, a velocidade de pensamento e o humor. Para ter um efeito mais forte, combina-se este aminoácido com a cafeína (substância psicoactiva mais consumida do mundo), que também é encontrado naturalmente no chá verde.

Possíveis benefícios da L-teanina perante a ansiedade
A maioria dos efeitos da L-teanina causam relaxamento sendo responsável positivamente pelo bom humor, embora nem todos estes efeitos tenham sido demonstrados de uma forma consistente. 

Possíveis desvantagens de L-teanina para a ansiedade
Se optarmos por usar L-teanina como um tratamento para a ansiedade, as pessoas devem-se informar sobre os seus potenciais inconvenientes, que dependem em grande parte de como o suplemento é usado. Saber como limitar os efeitos colaterais negativos e entender porque eles podem ocorrer, pode ajudar a prevenir qualquer stress desnecessário ao usar este suplemento.
Por exemplo, a L-teanina pode diminuir os níveis de serotonina. Enquanto L-teanina também tem o potencial de aumentar os níveis de serotonina no cérebro, ocasionalmente, também tem sido demonstrado que também tem potencial para diminui-los também. Uma diminuição da serotonina no cérebro pode resultar num aumento do stress e tensão, que é o oposto do efeito desejado para quem sofre de ansiedade. Felizmente, os outros efeitos positivos da L-teanina no cérebro pode ajudar a atenuar as consequências negativas deste efeito possível. Outro dos possiveis problemas que podem advir com o consumo de L-teanina combinado com a cafeína que existe no chá verde podem ser a excessiva estimulação do cérebro e o aumento do ritmo cardíaco, que por sua vez, aumentam a probabilidade de reacções a estímulos fortes que originam ansiedade. O aminoácico L-teanina pode moderar este efeito, mas se a cafeína é utilizada para complementar a L-teanina, a cafeina deve ser incluida em pequenas quantidades. Chá verde "descafeinado", por exemplo, contém baixos níveis de cafeína e pode ser uma escolha melhor do que o chá verde normal.

O aminoácido L-teanina funciona?
Existe poucos estudos que indiquem que os suplementos nutricionais de L-teanina funciona e dos seus efeitos colaterais. Se tenciona incluir estes tipos de suplementos na sua dieta, o melhor é falar com um médico em primeiro lugar. Combine sempre o consumo do suplemento com modos de vida e técnicas que não necessitem de qualquer suplementos, tanto para que se diminuia a necessidade de o suplemento como para que se o suplemento não funciona a pessoa está ainda reduzindo a ansiedade.

Métodos alternativos para obter benefícios L-teanina
Para obter os benefícios do aminoácico L-teanina, tais como o aumento dos níveis de serotonina, também pode ser alcançado através de escolhas de estilo de vida saudáveis e pode ter benefícios anti-stress. Entre eles está a corrida, durante os movimetos que se fazem durante a corrida o cérebro produz serotonina que ajuda a aliviar qualquer stress ou desconforto que o corpo sofre. Enquanto o corpo está a exercitar os músculos durante a corrida para descobrir o que é possível fazer para alcançar alguns dos benefícios da L-teanina sem usar suplementos de L-teanina. Outro método para reduzir a ansiedade é meditando, que treina o cérebro a relaxar sem ser necessário exercício físico ou os suplementos de L- teanina.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Influência dos triglicerideos na diabetes

O meu pai tem valores altos de triglicerideos e de glicemia. Por essa razão tentei planear-lhe uma dieta ou, como eu costumo dizer, mudar o regime alimentar do meu pai, no sentido de ser mais saudável, consumindo alimentos dos vários grupos alimentares em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Felizmente, com a dieta, conseguimos reduzir os triglicerideos para metade (antes tinha 280-290 e reduziu para 154, quando o limite máximo é de 150). No entanto, em relação a glicemia os valores mantém-se no limite, ele tinha 106 e passou para 111 quando o valor limite é 106. Sabe, é que o meu pai tem vicios perigosos tais como comer pão, queijo, arroz, batata, isto é, alimentos com índice glicémico alto. Tendo ele 75 anos fica muito difícil mudar velhos vícios mas, pelo menos, está reduzindo nos vícios e tem comido bastantes vegetais em todas as refeições, incluindo o pequeno-almoço.

A glicemia é o que se controla quando se tem diabetes, e ninguém quer ter diabetes por todo o sofrimento que causa na pessoa como na famiília.

A diabetes afecta todo o corpo e piora progressivamente, levando à perda de visão e sensibilidade (especialmente nos pés e pontas dos dedos), bem como doença renal e doença cardíaca. Se a pessoa tiver triglicerideos altos torna o risco mais elevado para desenvolver a diabetes. Felizmente, com algum esforço e disciplina, a pessoas tem uma boa chance de diminuir os níveis de triglicerídeos que, ao mesmo tempo, reduz a possibilidade de vir a ter diabetes. 

Os níveis altos de triglicerideos não causam diabetes. No entanto, os níveis altos de triglicerideos indicam que a capacidade do seu sistema para transformar alimentos em energia não está a funcionar correctamente.

Normalmente, o corpo produz insulina que faz com que a glicose se transforme em energia. Para além disso, a insulina também permite que o seu corpo transforme os triglicerideos em energia.

Primeiro passo para a diabetes : a resistência à insulina

Uma causa comum de triglicerideos elevados no sangue é a resistência à insulina significa que as suas células não deixam a insulina ou a glicose dentro das suas células. Como resultado, a glicose e triglicerideos acumulam-se no sangue.

O médico de família pode fazer um exame ao sangue para saber se tem resistência à insulina. Quando o fizer, e o nível de insulina no sangue é muito alto, é possível que esteja a um passo de ter diabetes.

Se a pessoa também está acima do peso, come grande quantidade de alimentos açucarados e ricos em amido, ou a sua resistência à insulina pode ser pior.

A pessoa pode reverter os níveis, seguindo um plano de exercícios físicos e alimentação que o médico recomendar para diminuir os níveis de triglicerideos e tomar medicamentos prescritos.

Segundo passo para a diabetes : Pré-diabetes

Se a pessoa não tratar a resistência à insulina , em seguida, ao longo do tempo , os níveis de glicose vão aumentar no sangue. O médico pode verificar o açúcar no sangue (também chamado de glicose), tomando uma amostra de seu sangue depois de ter feito jejum de 12 horas.

Se os níveis de glicose estão altos, mas não o suficiente para diabetes, é possível que a pessoa tenha pré-diabetes. Se isso acontecer isso, a pessoa chegou mais perto para ter a diabetes. Quando a pessoa tem pré-diabetes (ou diabetes ), também é susceptível de ter níveis altos de triglicerideos e colesterol .

No entanto, não é tarde demais para reverter os valores e reduzir o açúcar no sangue, triglicerideos e colesterol. Quando a pessoa seguir o planeamento do seu médico de família sobre alimentação, exercício e tomar os medicamentos prescritos, o açúcar no sangue vai voltar a um nível saudável. Se a pessoa não escolher esse caminho e não tratar os seus pré-diabetes, os pré-diabetes podem-se transformar em diabetes.

domingo, 17 de maio de 2015

Índice Glicemico e Carga Glicemica dos hidratos de carbono

Através de um regime equilibrado consegui baixar os níveis dos triglicéridos dos meu pai. Agora o problema está, nos níveis de glicemia. O meu pai passa um pouco os níveis de glicemia no limite superior. Por isso ando investigando um pouco sobre o assunto.

A primeira coisa que descobri é que os hidratos de carbono têm um forte impacto nos níveis de açúcar no sangue, ou seja, nos níveis de glicemia.

Os hidratos de carbono são o principal componente do pão, massas, cereais, frutas, leite, legumes e feijão. Quando passam pelo estomago e intestino, os hidratos de carbono são transformados em açúcares. Esses açúcares são então assimilados; passando do intestino para o sangue.

Como resultado, a quantidade e o tipo de hidratos de carbono que comemos tem um forte impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Este facto é importante para qualquer pessoa com diabetes, ou que esteje em risco de ter diabetes.

Se comermos diferentes tipos de hidratos de carbono, o impacto nos níveis de açúcar no sangue também será diferente. Os hidratos de carbono são longas cadeias de certas moléculas. Eles são como um colar de pérolas. Quando chegam ao intestino, as enzimas digestivas começam a transformar os hidratos de carbono em açúcar.

Se uns hidratos de carbono são mais facilmente digeridos, outros nem por isso. Quando os hidratos de carbono são facilmente transformados em açúcares, os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente para níveis mais elevados. Quando hidratos de carbono são transformados lentamente e com dificuldade, os níveis de açúcar no sangue sobem lentamente para níveis relativamente baixos. Este impacto é medido em termos de índice glicemico e carga glicemica.

O índice glicemico indica a facilidade com que um determinado tipo de hidrato de carbono é transformado em açúcar. Os hidratos de carbono que são facilmente digeridos e absorvidos elevam os níveis de açúcar no sangue rapidamente são considerados como hidratos de carbono com alto índice glicemico.

Nós não comemos hidratos de carbono puros, com excepção do açúcar de mesa. Nós comemos alimentos que contêm hidratos de carbono, e alguns alimentos contêm mais hidratos de carbono do que outros. A carga glicemica é baseado na quantidade e no índice glicemico dos hidratos de carbono existentes na alimentação. Por essa razão, a carga glicemica dá uma imagem mais precisa do impacto de um alimento na quantidade de açúcar no sangue do que o índice glicemico.

Por exemplo, o índice glicemico de uma cenoura é 131 e o índice glicemico de uma porção de puré de batatas é de apenas 104. No entanto, meia taça de cenouras tem apenas cerca de 4 gramas de hidratos de carbono. A mesma quantidade de puré de batata tem mais de 18 gramas de hidratos de carbono. Por esta razão, a carga glicemica para uma porção de cenouras é 11, enquanto que a carga glicemica de uma porção de batatas é de 20.

Logo se conclui que alimentos com carga glicemica mais baixa têm menor impacto nos níveis de açúcar no sangue e, por consequência, reduzem a possibilidade de as pessoas terem doenças como a diabetes.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Como consegui reduzir os triglicerideos do meu pai!

O meu pai é bastante obeso e há um ano que estamos modificando a sua dieta alimentar. Com o avanço da idade de familiares e pessoas amigas as doenças devido a alimentação não saudável vão ocupando as nossas vidas. Para evitar essas doenças fomos mudando para uma dieta alimentar mais saudável. O mais curioso é que nunca pensei que os resultados fossem melhorados significativamente por o meu pai ter excesso de peso e uma idade avançada. Antes do inicio do processo de mudança para uma dieta alimentar saudável o meu pai, com 75 anos, tinha 92  kgs (quilos) e 280 de triglicéridos (máximo aconselhado de 150). Seis meses depois ele emagreceu 4 kgs (quilos) e os triglicéridos passaram para 154, isto é, cerca de metade do que tinha seis meses antes. Podemos julgar que 4 quilos é pouco mas nunca meu pai tinha diminuído estes quilos de peso. Quanto a redução para metade dos triglicéridos foi algo que nunca pensei.

Deste modo, gostaria de partilhar as mudanças mais significativas que ajudaram a mudar os resultados das análises diagnósticas ao sangue e à urina foram:

- em vez de duas refeições diárias passou para quatro refeições
- inclusão de vegetais em todas as refeições
- redução no sal
- uma chávena de chá verde antes do almoço
- eliminação do álcool 

Infelizmente, por enquanto, a glicemia continua alta, o limite máximo é 106 e ele tem neste momento 111. Vamos ver se mantendo a dieta e reduzindo a fruta, seja possível reduzir mais o peso e a glicemia. Embora esteja a tomar medicação para que os valores do sangue e da urina estejam controlados, nota-se que uma dieta alimentar saudável é essencial para a melhoria do estado de saúde das pessoas.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Os Brócolis e os presidentes dos Estados Unidos da América

Toda a gente sabe que os brócolis ganham cada vez mais lugar de topo nas listas dos super-alimentos. Isto porque contém sulforafano, um nutriente que previne contra o cancro, ajudando a desintoxicar o organismo. Os elementos que ajudam a desintoxicar o organismo são os antioxidantes que são substâncias químicas produzidas pelo corpo ou encontrados em frutas, vegetais e grãos. Os antioxidantes podem ajudar a encontrar e a neutralizar os radicais livres que causam danos às células. Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas durante o metabolismo cujo dano pode levar ao câncer.

Agora, o que você não sabe é a relação que alguns Presidentes dos Estados Unidos da América têm com os brócolis. Por um lado temos George W. Bush que detestava brócolis. George W. Bush usava o seu desgosto por brócolis como piada nos seus discursos. George W. Bush disse uma vez: "Eu não gosto, desde que eu era uma criança, a minha mãe fez-me comê-lo. Agora, eu sou o presidente dos Estados Unidos, e eu não vou comer mais brócolis." Em resposta, os produtores de brócolis enviaram 10 toneladas do vegetal para a Casa Branca. Por sua vez Obama, anunciou que o brócolis era sua comida favorita.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Doença de Parkinson: Alimentos que ajudam na sua prevenção!

A doença de Parkinson é um diagnóstico terrível, porque embora seja possivel controlar os sintomas da doença, não é curável. A doença de Parkinson é caracterizada por degradação progressiva do sistema nervoso, que resulta em sintomas tais como tremores, rigidez muscular, movimentos lentos, falta de equilíbrio e mudança na fala. A dopamina, uma substância química produzida no cérebro, pode ser a promessa para o tratamento da já diagnosticada doença de Parkinson, e também pode ajudar na sua prevenção, embora não tenha sido ainda amplamente estudado. A inclusão de certos alimentos na sua dieta alimentar pode aumentar os seus níveis de dopamina, protegendo assim o seu cérebro de alterações que podem levar à doença de Parkinson. Consulte sempre o seu médico antes de mudar a sua dieta, e não deixe de tomar quaisquer medicamentos que o seu médico prescreveu para problemas de saúde.

Grãos
Os grãos são mais do que alimentos carregados com fibras e pobres em gordura, eles também contêm proteína, um nutriente essencial para a existência de níveis altos de dopamina no cérebro. Os grãos contém um aminoácido, que é a base das proteínas, chamado tirosina, aumentando a quantidade de dopamina no cérebro. Mantendo níveis de dopamina alto no cérebro ajuda a evitar alterações neurológicas que podem levar à doença de Parkinson.

Frutos secos
Os frutos secos são uma fonte adicional de proteína, mas eles também contêm uma substância chamada fenilalanina. A fenilalanina é associado a um aumento significativo nos níveis de dopamina, e comer um punhado por dia pode ajudar a manter níveis altos de dopamina. O suficiente para ajudar a prevenir distúrbios cerebrais que podem levar à doença de Parkinson. A fenilalanina funciona como a tirosina nos grãos, incentivando o cérebro a fazer mais dopamina. Qualquer tipo de frutos secos tais como castanhas, nozes, amêndoas, cajus, noz pecã e amendoins, irá ajudá-lo a obter mais fenilalanina.

Bananas
Comer bananas são uma maneira saudável de adicionar uma boa dose de potássio para a sua dieta, mas as bananas também aumentam os níveis de dopamina. Adicionando uma banana para a sua dieta diária vai ajudar o seu cérebro a produzir mais dopamina, o que pode ajudar a mantê-lo saudável e capaz de resistir a mudanças no cérebro que podem-se transformar num diagnóstico de doença de Parkinson. É recomendável adicionar frutas na sua dieta alimentar, e a banana é uma escolha de produção de dopamina.


Sementes de Girassol
Uma porção de sementes de girassol, fornece alguma vitamina E, fibras e proteínas, mas para além deste elementos as sementes de girassol também contêm uma substância chamada triptofano, que aumenta seus níveis de dopamina e pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson, embora ainda não tenha sido amplamente estudado. As sementes e as nozes são úteis para a saúde de outras maneiras. Um punhado de sementes de girassol incluídos na sua dieta diária é uma maneira simples para incentivar o cérebro a produzir mais dopamina.

domingo, 19 de abril de 2015

Chá verde interage com medicamentos


Se está a ser tratado com algum dos seguintes medicamentos, você não deve beber chá verde ou tomar extracto de chá verde sem primeiro falar com o seu médico:

Adenosina - O chá verde pode inibir as acções da adenosina, uma medicação dada no hospital por um ritmo cardíaco irregular (e geralmente instável).

Antibióticos beta-lactâmicos - O chá verde pode aumentar a eficácia de antibióticos beta-lactâmicos por redução da resistência bacteriana ao tratamento.

Benzodiazepinas - Foi provado que a cafeína (incluindo a cafeína a partir de chá verde) tem a capacidade de reduzir os efeitos sedativos das benzodiazepinas (medicamentos vulgarmente utilizados no tratamento da ansiedade, tais como o diazepam e lorazepam).

Beta-bloqueadores, propranolol e metoprolol - A cafeína (incluindo cafeína do chá verde) pode aumentar a pressão arterial em pessoas que tomam propranolol e metoprolol (medicamentos usados para tratar a hipertensão arterial e doenças cardíacas).

Remédios anticoagulantes (incluindo aspirina) - As pessoas que tomam a varfarina, um medicamento para diluir o sangue, não deve ser bebido com chá verde. Como o chá verde contém vitamina K, pode fazer a varfarina ineficaz. Por essa razão, você não deve misturar o chá verde e aspirina porque ambos impedem as plaquetas de coagulação. Usando os dois juntos podem aumentar o risco de hemorragia.

Quimioterapia - A combinação de medicamentos de quimioterapia e chá verde, especificamente a doxorrubicina e o tamoxifeno, aumenta a eficácia desses medicamentos em testes de laboratório. No entanto, estes resultados ainda não foram demonstrados em estudos com pessoas. Por outro lado, tem havido relatos de que ambos os extractos de chá verde e preto estimulam um gene em células de câncer de próstata, que pode levá-los a ser menos sensíveis à quimioterapia. Dada essa interação potencial, as pessoas não devem beber chá preto e verde (bem como extractos destas chás) enquanto recebe a quimioterapia para câncer de próstata, em particular.

Clozapina - Os efeitos anti-psicóticos da clozapina pode ser reduzidos se tomado menos de 40 minutos após o consumo de chá verde.

Efedrina - Quando tomados em conjunto com efedrina, o chá verde pode causar agitação, tremores, insônia e perda de peso.

Lítio - o chá verde tem sido utilizado para reduzir os níveis sanguíneos de lítio (um medicamento utilizado para tratar a psicose maníaco / depressão).

Inibidores da monoamina oxidase (IMAO) - O chá verde pode causar um aumento acentuado da pressão arterial (chamado um "crise hipertensiva"), quando tomados em conjunto com inibidores da MAO, as quais são usadas para tratar a depressão. Exemplos de IMAO incluem fenelzina e tranilcipromina.

Contraceptivos orais - Os contraceptivos orais podem prolongar a quantidade de estadias cafeína do tempo no corpo e podem aumentar seus efeitos estimulantes.

Fenilpropanolamina - Uma combinação de cafeína (incluindo cafeína do chá verde) e fenilpropanolamina (um ingrediente usado em muitos medicamentos de prescrição para tosse e resfriados/gripes e produtos de perda de peso) pode causar mania e um grave aumento da pressão arterial. A FDA emitiu um alerta de saúde pública em Novembro de 2000 para alertar as pessoas sobre o risco de hemorragia no cérebro do uso dessa medicação e instou vivamente todos os fabricantes deste fármaco para removê-lo do mercado.